sexta-feira, junho 10, 2011

Esfirra do Álvaro




Reza a lenda que esta receita é do chef Álvaro Rodrigues, informação dada pela minha mãe, mas eu não a encontrei no site dele, então tenho a nítida impressão que já tem o dedo da minha mãe nela...Anyway, é a melhor esfirra de todos os tempos, macia, deliciosa, e o melhor de tudo, não é necessário deixar a massa crescer!

Recheio
É preciso começar pelo recheio. Junte:
400 gramas de carne moída (eu uso patinho)
tomate e cebola picadinhos
suco de 2 limões
pimenta síria (eu não uso)
sal
Misture tudo e coloque numa peneira para escorrer (dentro da geladeira) por umas três horas.

Massa
1 saquinho de fermento para pão (tipo fermix)
1 colher rasa (sopa) de açúcar
1 1/2 copo de água fria
1/2 copo de óleo
1 colher (sobremesa) de sal
aproximadamente 700 gramas de farinha
Junte os ingredientes até desgrudar das mãos

Depois é só abrir a massa (lembra que ela não precisa e não pode crescer, se você demorar muito ela acaba abrindo), rechear e levar ao forno até dourar.
Sucesso garantido.

Um comentário:

Marilia Baunilha e Patch disse...

Não tem nada de reza a lenda nessa esfirra. Eu mesma assisti a um programa na tv e copiei a receita ditada pelo próprio Álvaro Rodrigues.
Faz muuuuuito tempo mas foi ele mesmo quem ensinou. E é muuuuuito boa!!!

Beijos,

mãe