sábado, novembro 27, 2010

Mousse de Nutella

O problema de você fazer uma receita muito boa e às pressas, é que quase sempre suas fotos ficarão uma lástima!
Mas para receber o já comentado e agora famoso Wladir para um almoço, optei por uma mousse de nutella:

Leve ao banho maria um pote de nutella até que derreta, adicione uma lata de creme de leite (sem o soro) até formar um creme homogêneo. Retire do fogo, passe para uma vasilha e acrescente 4 claras em neve batidas com 3 colheres de açúcar e pronto!!
É importante deixar gelar bem, para que a mousse ganhe consistência, o que não foi o nosso caso!



Pen drive

E eu que achava que o meu pen drive era bonitinho...tadinha de mim!
Fonte: Revista Criativa


quinta-feira, novembro 25, 2010

Pizza 2

As pizzas do post anterior foram feitas por mamã, e agora eu coloco as que eu fiz, porque eu preciso passar credibilidade né não??


quarta-feira, novembro 24, 2010

Pizza

Quando minha mãe falou que estava fazendo massa de pizza em casa eu surtei! Será??? No feriado em que estivémos juntas, ela fez e eu fiquei ali igual criança na barra da saia da mãe observando tudo e ontem reproduzi aqui, afastando todos os monstros das massas duras e que não crescem! E não é que deu certo?? Então eu digo, se eu fiz, qualquer um pode fazer. Vamos ao passo a passo.

Ingredientes
2 ovos inteiros
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 copo de leite morno
1/2 copo de óleo
1 sachê de fermento seco para pão (10g)
aproximadamente 600 g de farinha de trigo (até que a massa solte da mão)

Modo de Fazer
Misture o fermento, o açúcar, o sal e o leite. Acrescente os ovos ligeiramente batidos, o óleo, misture bem e vá acrescentando farinha até que a massa se desprenda das mãos, não é preciso sovar, só misturar tudo muito bem até que essa massa fique homogênea. Cubra a massa e deixe crescer (eu deixei 40 minutos).
Divida em três partes, abra com o rolo e coloque na forma de pizza levemente untada com óleo, leve para assar em forno médio até dourar ligeiramente.
Eu fiz todo este processo durante o dia e à noite, eu montei as pizzas, usando molho de tomate pronto e várrrios recheios (o céu é o limite). Na hora de assar a pizza, pré aqueça o forno durante 20 minutos na temperatura mais alta, é preciso que o forno esteja bem quente, coloque a pizza só para derreter o queijo.
Algumas considerações:
1. Para a calabresa, eu fatiei a linguiça e passei antes na frigideira anti aderente porque o tempo de forno é pequeno para cozinhá-la.
2. Usei mussarela em fatia, mas acredito que a ralada fique melhor.
3. Fiz uma de alho, passando levemente alho espremido pela frigideira com um fio de azeite.
Bom apetite!





terça-feira, novembro 23, 2010

Explicação

Queridos, eu não tenho as receitas do jantar na Casa de Portugal, apenas postei as fotos, em agradecimento e homenagem àqueles que tanto trabalharam para que tivéssemos uma noite maravilhosa! Desculpem, prometo que vou pesquisar e tentar reproduzir algumas delas, para poder passar para vocês, enquanto isso aí do lado, no índice, tenho outras receitas de bacalhau, bom apetite!

sábado, novembro 20, 2010

Noite Portuguesa

Ontem fomos pela primeira vez à Casa de Portugal, e podemos dizer que saimos de lá um tiquinho portugueses, que delícia de comida, que hospitalidade e organização! Parabéns a todos!



terça-feira, novembro 16, 2010

Pão de Linguiça

Voltando do feriado, com várias receitas novas, todas executadas pelas mãos habilidosas da minha mãe, que faz pão como se se fosse a coisa mais fácil do mundo!! E eu, negação em massas que precisam "dobrar de volume" fiquei só fotografando...

Ingredientes
1 envelopinho de fermento para pão
¼ de xícara de água morna
½ xícara de manteiga derretida
1 xícara de leite morno
¼ de xícara de açúcar
2 colheres de (chá) de sal
1 ovo
Farinha de trigo

Dissolva o fermento na água morna, junte o leite, a manteiga, o açúcar, o sal e o ovo. Misture e vá acrescentando a farinha até a massa despregar das mãos. Sove um pouco e deixe crescer.

Depois de dobrar de volume, divida a massa em duas partes. Abra com o rolo, espalhe o recheio e enrole como rocambole. Coloque uma bolinha da massa em um copo com água, quando ela subir, significa que o pão já cresceu o suficiente. Ligue o forno e deixe aquecer. Pincele os pães com uma gema dissolvida em um pouco de óleo.
Leve ao forno médio.

Recheios:

1. Lingüiça – Desfie um pouco de lingüiça fresca, frite e espalhe sobre a massa. Se for lingüiça cozida, apenas pique e coloque sobre a massa.
2. Cebola – 2 xícaras de cebola em rodelas, ¼ de xícara de manteiga derretida, 1 colher (chá) de sal, orégano. Misture tudo e espalhe sobre a massa.

sexta-feira, novembro 12, 2010

Meu primeiro selinho


Hoje eu tô me achando né!!! Que eu recebi meu primeiro selinho e logo da querida Micheliny Verunschk do blog Pacha Mama! Eu acho que isso que é o mais bacana da internet, estreitar laços, conectar pessoas que dificilmente se encontrariam por aí (se bem que eu acredito em destinos...). Thank you Micheliny!!

Agora vamos lá, o prêmio Dardos é o reconhecimento aos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras. Esse selo foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, sendo uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.

Aí vão as regras:

Exibir a imagem do selo no blog, esta que ilustra o post;
Revelar o link do blog que o premiou;
Escolher blogueiros pra premiar.

Os meus escolhidos são:

O blog da talentosa Renata (www.rebarillari.blogspot.com), que já apareceu aqui no natal passado com um delicioso pudim de nozes!

O blog da minha mãe (www.mariliabaunilhaepatch.blogspot.com), obviamente.

O Casa de Cinco (www.casadecinco.blogspot.com) da minha amiga Priscila!

O novíssimo blog da Giovana (www.dudilittle.blogspot.com

PS: não conseguir colocar os links porque meu micro já entrou no feriadão!

domingo, novembro 07, 2010

Cozinheira famosa

Antepasto de berinjela

Unindo duas coisas que eu adoro, berinjela e panela de pressão. Não posso ver um livro ou revista com receitas feitas na pressão que eu reviro os olhinhos de alegria.
Esta receita saiu da Revista Receita Minuto e realmente é prática e muito gostosa.

Ingredientes:
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
3 berinjelas médias cortadas em cubos pequenos
1 pimentão vermelho em cubos
3 tomates cortados em cubos pequenos
2 dentes de alho picados
sal, pimenta e orégano picados
1 xícara de azeitonas verdes sem caroço
A receita pedia ainda 1/2 xícara de nozes picadas e 50g de aliche, mas eu não tinha e ficou bom mesmo assim.

Modo de Fazer
Em uma panela de pressão coloque o azeite, as berinjelas, o pimentão, os tomates, o alho, a pimenta e o orégano. Leve ao fogo por 2 minutos após o início da fervura.
Retire do fogo e mantenha a panela fechada por dez minutos. Retire da panela e misture as azeitonas, as nozes e o aliche. Nessa hora a minha receita juntou um pouco de água, que eu retirei com uma colher até ficar mais sequinha.
Sirva com pão italiano.

Panela de Pressão

Uma panela de pressão é uma panela na qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição (100 graus Celsius) da água à pressão ambiente, possibilitando portanto um tempo de cozimento reduzido[1].

Estas panelas - inventadas pelo francês Denis Papin, a antiga "Marmita de Papin"- são providas de tampas que vedam hermeticamente o seu interior e de válvulas para que escape o vapor e permita a utilização segura. Normalmente existe uma válvula para controle da pressão e uma válvula de segurança, que se rompe abaixo da pressão máxima que a panela suporta.

Este tipo de panela também pode ser usado como esterilizador já que a alta temperatura ultrapassa os 100°C. Uma panela em estado normal, com válvula e borracha da tampa em perfeito estado, chega a 120 °C, gerando assim uma esterilização muito mais segura. É recomendada para pessoas que trabalham com instrumentos de manicure e também para instrumentos cirúrgicos
Fonte:Wikipédia.

segunda-feira, novembro 01, 2010

E agola???

Creme Chinês

Comecemos a semana com esta delícia preparada pela minha grande amiga Jan, que nos recebeu para um almoço e um dia maravilhosos! A receita é do blog Rainhas do Lar, e sucesso garantido entre as crianças!

Para o creme de baixo, bater no liquidificador 1 litro de leite (reserve ½ xícara), 1lata de leite condensado, 3 gemas e gotas de essência de baunilha (a Jan usou duas latas de leite condensado e 1/2 litro de leite).
Leve a mistura ao fogo, acrescente 3 colheres de maizena diluídas naquela ½ xícara de leite que você separou antes de bater no liquidificador e mexa até engrossar.
Coloque o creme em uma travessa e leve à geladeira até esfriar.

Prepare 2 caixas de gelatina de sua preferência conforme as instruções da embalagem e reserve. Bata as 3 claras em neve, junte delicadamente à mistura da gelatina e despeje sobre o creme na travessa. Leve tudo de volta à geladeira até a gelatina endurecer.

O creme se separa em duas camadas depois de pronto e fica divino!
Jan, se eu errei alguma coisa, me liga hem!!