quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Pães cor-de-rosa

Esta foi a primeira receita do livro da Dona Benta e a estréia foi excelente, apesar da minha já conhecida inabilidade na arte de fazer pão! Mas com a ajuda da querida Jan, e muita reza, o pãozinho cresceu e ficou muito bom!

Ingredientes
1 beterrada média crua
1 ovo
1 1/2 de chá de água morna
1 tablete de fermento biológico (15 gramas)
1 colher de chá de açúcar
3 colheres de chá de sal (eu só coloquei 2)
4 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
óleo para untar

Modo de Fazer
Descasque a beterrada, corte em pedaços e bata no liquidificador com a água morna. Coe o suco e coloque numa tigela. Dissolva o fermento e o açúcar no suco de beterraba ainda morno e misture com uma colher. Acrescente o ovo, o sal e óleo. Mexa até que os ingredientes estejam bem misturados.
Acrescente a farinha de trigo aos poucos e amasse até que a massa não grude mais nas mãos. Deixe a massa crescer por uma hora mais ou menos (o meu não desgrudou totalmente da mão, ficou meio "peguento"). Pincele o óleo em uma assadeira e reserve. Amasse novamente a massa, faça os pães (eu fiz vários pequenos e precisei colocar farinha na mão para dar a forma) e coloque-os na assadeira, mantendo distância entre eles. Deixe os pães crescerem novamente (coloquei uma bolinha de massa dentro de um copo com água e quando ela subiu assei os pãezinhos em forno médio por mais ou menos 30 minutos).

3 comentários:

Marilia Baunilha e Patch disse...

Ficou muito bonito o pão de "uma beterraba médica crua"! E as garotas, gostaram?

Beijos,

mãe

Unknown disse...

Além de bonito, colorido deve estar bem gostoso.....quero saber da sua platéia, o que as meninas acharam??

Beta Tiossi disse...

Que cor linda ficaram esses pães e são nutritivos, melhor ainda! bjs e boa semana