terça-feira, novembro 16, 2010

Pão de Linguiça

Voltando do feriado, com várias receitas novas, todas executadas pelas mãos habilidosas da minha mãe, que faz pão como se se fosse a coisa mais fácil do mundo!! E eu, negação em massas que precisam "dobrar de volume" fiquei só fotografando...

Ingredientes
1 envelopinho de fermento para pão
¼ de xícara de água morna
½ xícara de manteiga derretida
1 xícara de leite morno
¼ de xícara de açúcar
2 colheres de (chá) de sal
1 ovo
Farinha de trigo

Dissolva o fermento na água morna, junte o leite, a manteiga, o açúcar, o sal e o ovo. Misture e vá acrescentando a farinha até a massa despregar das mãos. Sove um pouco e deixe crescer.

Depois de dobrar de volume, divida a massa em duas partes. Abra com o rolo, espalhe o recheio e enrole como rocambole. Coloque uma bolinha da massa em um copo com água, quando ela subir, significa que o pão já cresceu o suficiente. Ligue o forno e deixe aquecer. Pincele os pães com uma gema dissolvida em um pouco de óleo.
Leve ao forno médio.

Recheios:

1. Lingüiça – Desfie um pouco de lingüiça fresca, frite e espalhe sobre a massa. Se for lingüiça cozida, apenas pique e coloque sobre a massa.
2. Cebola – 2 xícaras de cebola em rodelas, ¼ de xícara de manteiga derretida, 1 colher (chá) de sal, orégano. Misture tudo e espalhe sobre a massa.

2 comentários:

Marilia Baunilha e Patch disse...

Ficou bom mesmo, né Vi?

Beijos,

mãe

Beta Tiossi disse...

O pão ficou lindo! Eu não consigo fazer pão, até aqueles de saquinho já estraguei, então essa receita vou pedir para a mãe fazer! rs
beijos